Perguntas e Respostas - Masturbação


"Ele disse-me que não deveria masturbar-me..."

Aqui fica mais um pedido de ajuda de um leitor do BLOG.
Aproveite e dê o seu apoio através de um comentário!

Estes testemunhos são reais e poderão ajudá-l@ a compreender também os seus problemas...
PARTILHE AS SUAS EXPERIÊNCIAS ... AJUDE OS OUTROS !!!


Boa tarde,

venho novamente colocar-lhe outra questão de cariz mais intimo.

Quando era mais jovem passei por uma fase de bastantes indecisões e resolvi falar com um senhor, em quem tinha muita consideração, para me dar alguns concelhos.

Ele disse-me que não deveria masturbar-me. Por qualquer motivo, a resposta dele para o meu assunto, foi essa... Parar de me masturbar!

Como achei estranho o concelho desse senhor, continuei a masturbar-me, embora com muito menos frequência. O que acontece é que cada vez que o fazia, depois, ficava com um grande sentimento de culpa sobre mim. O que acaba por me deixar triste e com arrependimento pelo que fiz.

Não gosto de me sentir assim!

Tenho momentos, que penso que seja normal, que tenho vontade de me masturbar, mas fico a pensar se o devo fazer ou não. Se terá alguma consequência na minha personalidade ou até mesmo nas minhas decisões futuras...

Peço então, a sua opinião, pois já não sei o que pensar...

Muitíssimo obrigado, com os melhores cumprimentos,
XXXXXXX



A nossa Resposta



Caro amigo,

muitas pessoas crescem com sentimentos negativos relativamente à masturbação, resultando numa tendência para surgirem sentimentos de culpa quando é praticada. Actualmente, sabe-se que a masturbação é normal e não é responsável por qualquer tipo de problema de saúde. É praticada pela maioria das pessoas, de ambos os sexos, e permite a descoberta de novas formas de tirar prazer com o próprio corpo.

Penso que esse senhor terá procurado ajudá-lo da melhor forma que sabia, mas não se esqueça que a masturbação foi vista, durante muito tempo, como algo de muito negativo e prejudicial à saúde. Felizmente, muitos dos mitos, associados à masturbação, foram caindo e cada vez mais é vista de forma positiva. Na verdade, a maioria dos terapeutas sexuais aconselha a masturbação como uma das principais etapas para ultrapassar a maioria das Disfunções Sexuais.

Aproveite para viver a sua sexualidade da melhor forma ...


A MASTURBAÇÃO É UMA DAS MUITAS VARIANTES NA PALETA SEXUAL...


Um abraço,

Fernando Eduardo Mesquita
Psicólogo/Sexólogo Clínico
Tel: 969091221



Veja outras questões dos nossos leitores aqui.
Veja outras respostas nos comentários e aproveite para deixar também a sua ajuda a este leitor.


Sem comentários: