Perguntas e Respostas - Sou tímido


"Tenho muita dificuldade em exprimir sentimentos..."

Aqui fica mais um pedido de ajuda de um leitor do BLOG.
Aproveite e dê o seu apoio através de um comentário!

Estes testemunhos são reais e poderão ajudá-l@ a compreender também os seus problemas...
PARTILHE AS SUAS EXPERIÊNCIAS ... AJUDE OS OUTROS !!!


Ola,

sou rapaz tenho 20 anos e ainda sou virgem, pois tenho dificuldade em exprimir sentimentos. Estou ciente disso por ser um pouco tímido e com alguma falta de confiança e auto-estima. Tento procurar conhecer novas raparigas mas estranhamente deixo de ter contacto com as elas depois de um primeiro encontro sem eu às vezes perceber porquê.

Tenho um grupo de amigos com quem nunca falei disto, mas ao contar a amigas mais chegadas ficam admiradas porque acham que sou giro atraente etc.. Recomendam-me que saia mais, nomeadamente a noite, mas essas saídas a mim não me dizem nada, sempre deixei isto andar sem me preocupar muito porque sempre pensei que um dia iria conhecer alguém que mudasse a minha vida, mas quando pensei que isso estava acontecer foi um desgosto onde fiquei triste e sai um pouco magoado.

Ultimamente tenho pensado mais nisto já me passou de tudo pela cabeça, e neste momento é algo que me incomoda, porque tenho vontade e saudades de estar com uma rapariga que me de carinho e atenção, mas ao mesmo tempo tenho receio de como será a minha primeira vez. Quando estou na presença de uma rapariga que gosto por vezes fico meio atrapalhado e envergonhado, chego até a gaguejar, mas eu não sei porque é que isto acontece, e quando vou para casa pensar no que se passou, fico com vontade de voltar atrás e fazer tudo o que me vai na cabeça, só que no momento não consigo... é como se estivesse bloqueado.


A nossa Resposta
Caro amigo,

parece-me que o seu maior bloqueio, neste momento, é a pressão que sente de querer ter uma "namorada" aliada ao "tal receio da primeira vez". É uma situação que muitas pessoas passam, embora poucas tenham a coragem de dizer (sim nem todos falam com os amigos/as sobre estas dificuldades, como foi o seu caso, esse foi um grande acto de coragem que mostrou).
.
A melhor forma de ultrapassar? Bem penso que primeiro terá de ganhar a tal coragem e começar a conhecer novas pessoas. Não tem obrigatoriamente de ir a discotecas ou bares à noite, pois muito provavelmente irá conhecer pessoas que gostam desse estilo de vida que a si "não lhe diz grande coisa". Procure frequentar os locais que gosta e terá grande probabilidade de conhecer pessoas com gostos semelhantes.
.
Depois a confiança é algo que vamos ganhando com a prática, as primeiras vezes podem não correr muito bem mas deverá pensar "o mais importante é que tentei", valorize antes as suas tentativas ao invés dos sucessos/insucessos dos seus "avanços". Cada tentativa deve ser considerada uma vitória. Já agora, procure conhecer outras pessoas que não apenas as "potenciais companheiras", desta forma está a treinar para quando surgir "a tal".
.
Espero, sinceramente, ter conseguido ajudar. Um abraço,

Fernando Eduardo Mesquita
Psicólogo/Sexólogo Clínico
Tel: 969091221


Veja outras questões dos nossos leitores aqui.
Veja outras respostas nos comentários e aproveite para deixar também a sua ajuda a este leitor.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá! Pela 1ª vez neste blog (que de resto passo a felicitar e que passarei a seguir religiosamente) comecei pelo seu pedido de ajuda e não posso deixar de, se me permitem, meter a colher...
Sabe que nem todas as raparigas são esse modelo de auto-estima e à-vontade?!
Muitas anseiam por uma relação diferente com alguém também diferente...procurando, sem dar 1 passo, aquela relação/amor que lhes dê a segurança e a certeza de que nem todos são iguais ou gostam das mesmas coisas.
Comungo do conselho dado! Não procure... naturalmente as coisas hão-de acontecer e sem traumas ou dramas. Vai ver que 1 dia destes, quando menos esperar, e ao virar da esquina, que é como diz, sem se fazer anunciar, vai encontrar tudo o que anseia! Felicidades!!!

Dr. Fernando Mesquita disse...

Olá Ana Cristina,

obrigado pela visita. Penso que tem toda a razão, "as coisas hão-de acontecer ...", não nos devemos sentir pressionados a nada... caso contrário o risco de dar para o "torto" é maior.


Volte sempre e aproveite para deixar comentários tão bons quante este!

Fernando Mesquita